Praia Grande festeja 47 anos de emancipação com extensa programação; confira
sexta-feira, 17 de janeiro de 2014Embora faça aniversário só no dia 19, Praia Grande já iniciou nesta semana os festejos de seus 47 anos de emancipação político-administrativa. Um dos pontos altos da programação será na véspera, com a 17ª Regata Festiva, às 11h, na área de Lazer Ézio JDall’Acqua, conhecida como Portinho. O evento reunirá velejadores da região e contará com a participação do 13º Grupo de Escoteiros do Mar Almirante Barroso de Santos. Já no dia 19, às 8h, haverá uma solenidade cívica.
Mas as melhores opções de lazer ficam por conta do projeto Estação Verão, que oferece uma extensa programação musical, até o dia 2, em seis tendas instaladas nas areias das praias dos bairros Boqueirão, Aviação, Tupi, Ocian, Caiçara e Flórida. Entre as atrações gratuitas dos próximos dias estão bandas de pop, rock e MPB.
As tendas funcionam de quarta a segunda-feira, sempre das 9h às 23h. No período diurno, turistas e moradores podem se divertir em equipamentos como parede de escalada, slackline, biblioteca, oficinas artísticas, palestras ecológicas, jogos de mesa e de tabuleiro, oficinas circenses, atividades esportivas e serviços de Saúde. Já as noites serão embaladas por apresentações musicais.
Cada tenda possui um tema. A do bairro Flórida, por exemplo, é dedicada à prática de esportes, com aulas gratuitas de ioga, capoeira, zumba, ginástica, vôlei adaptado, futebol, futevôlei, frescobol e até rúgbi.
A Estação Alegria, no bairro Caiçara, por sua vez, terá oficinas circenses para adultos e crianças durante o dia e espetáculos à noite.
No Bairro Ocian, o tema gira em torno de jogos (xadrez, gamão, dama, pingue-pongue, cartas, dominó, taco e peteca), mas também é possível participar de aulas de consciência corporal, ginásticas aeróbica e de ritmos diversos.
Quem prefere doses extras de adrenalina deve se dirigir à tenda Radical, na Praia do Boqueirão, que oferece parede de escalada, miniramp, slackline e futebol de sabão, de quarta a segunda, das 10h às 18h30.
Na Estação Ecologia, no bairro Tupi, dá para praticar aeróbica, dança cigana e slackline. O destaque, no entanto, fica a cargo das oficinas com materiais recicláveis, pintura de pneus e maculelê.
E a tenda Cultural, no Aviação, dispõe de loungepara leitura, oficinas de arte, atividades lúdicas e esportivas das 9h às 18h.
NOITE
As tendas Radical, Cultura, Jogos e Esportes recebem atrações musicais à noite, com artistas da cidade e região. As apresentações, no estilo happy hour, serão realizadas às segundas, quartas e quintas-feiras, das 19h às 22h. E às sextas-feiras, sábados e domingos, os artistas realizam bailes dançantes das 20h às 23h.
Já as tendas Ecológica e Alegria contam com atrações diversificadas no horário noturno, com luaus de música praiana no bairro Tupi a partir das 19h e apresentações circenses no Caiçara às 18h e às 20h.
ATRAÇÕES À PARTE
Além do projeto Estação Verão, alguns eventos prometem incrementar a agenda de eventos em Praia Grande. Um deles é o espetáculo de dança La Bayadère,que será apresentado nos dias 23 e 24, no Palácio das Artes (Avenida Presidente Costa e Silva, 1.600, bairro Boqueirão), às 21h, com performances de balé clássico, pas de deux,pontas e técnica masculina. Os ingressos custam R$ 40 e já estão à venda na bilheteria do local, sendo que idosos e estudantes têm 50% de desconto. Mais informações pelo telefone (0xx13) 3496-5715 ou no site especialacademia.com.br.
Outra atração que merece visita ao mesmo endereço do Boqueirão é a exposição Histórias, Lendas e Naufrágios da Ilhabela, que permanecerá até o dia 5 de março na Galeria Nilton Zanotti, pertencente ao Complexo Cultural Palácio das Artes. Uma boneca do início do século 20, um punhal do século 17 e raras peças de porcelana recolhidas de embarcações antigas naufragadas no Brasil estão entre os itens expostos na mostra.
De acordo com a museóloga e curadora do acervo, Dina Jobst, a exposição é itinerante e, além de Praia Grande, também está sendo realizada em Cananeia. “A ideia é que futuramente se exponha em municípios do Interior.”
A exposição pode ser visitada de terça-feira a sábado, das 14h às 18h. Informações: (0xx13) 3496-5713 ou sisemsp.org.br.