Música em Santos: Semana do Hip Hop 2014 terá novas atrações
sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014Os preparativos para a II Semana do Hip Hop já começaram. O evento acontece de 5 a 11 de maio e entre as atrações estão: Oficinas de DJs e MCs, Literatura marginal, grafite, B-Boys (dançarinos de breakdance) e produções culturais. O grupo literário Sarau das Ostras também terá participação no evento. As atividades devem ocorrer principalmente nos espaços das Escolas Municipais, ainda a serem definidas.
A programação do evento está sendo formulada pela Prefeitura de Praia Grande e pelos representantes do movimento Hip Hop na Cidade, através de reuniões periódicas, a última ocorreu na quarta-feira (19). De acordo com o assessor técnico da Subsecretaria de Assuntos da Juventude, Carlos Gustavo dos Santos, a grande novidade em 2014 é a apresentação dos elementos do Hip Hop nas unidades da Fundação Casa na Cidade e também no Instituto de Acolhimento São Francisco de Assis. “Queremos levar a cultura para o maior número possível de jovens, inclusive para aqueles que se encontram em abrigos. Levaremos até eles apresentações de DJs, MCs, B-Boys e outras intervenções culturais”.
Ele afirma ainda que a Semana do Hip Hop contará com um dia especial de shows. “Neste dia, teremos apresentações de grupos de Rap de Praia Grande e região, batalha de B-Boys, entre outros”, comenta.
Os grupos de Rap e de Breakdance ainda podem se inscrever para participar do show, através do e-mail: juventude@praiagrande.sp.gov.br. Uma nova reunião preparatória, aberta ao público, vai ocorrer no dia 2 de abril, no palácio das Artes, para acertar detalhes do evento.
Semana do Hip Hop- De acordo com a lei municipal n° 1.614 de 2012, ficou instituído o dia 11 de maio como o Dia da Cultura Hip Hop em Praia Grande. A organização da Semana já faz parte do calendário oficial de eventos do Município.
O Hip Hop é uma cultura artística que teve início na década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas de Nova Iorque. São Paulo é considerado o berço do Hip Hop nacional. De acordo com seus adeptos, são considerados pilares da cultura Hip Hop: o rap, o DJ, a breakdance e a escrita do grafite. Elementos como a moda Hip Hop e as gírias também completam este movimento.