• página inicial|
  • notícias Praia Grande|
  • busca|
  • sobre Praia Grande|
  • cadastrar empresa|
  • anuncie aqui|
Notícias da cidade Praia Grande
siga-nos:
Blog de Praia Grande
Encontra Praia Grande no Google+
siga o Encontra Praia Grande no Twitter
siga o Encontra Praia Grande no Facebook
 categorias:  A B C D E F G H I J L M N O P Q R S T U V X Y

Começa terça-feira vistoria de óleo para frituras em Praia Grande

terça-feira, 2 de agosto de 2011


A Vigilância Sanitária de Praia Grande começa a realizar terça-feira (2), às 10h30, trabalho que pode ser considerado uma novidade na região e, possivelmente, no País: o controle da condição do óleo vegetal para frituras. Estabelecimentos localizados na praça de alimentação do Litoral Plaza Shopping serão os primeiros a serem visitados pelas equipes, que contarão com a presença de representantes do Instituto Adolpho Lutz.

Um aparelho será usado para verificar características do óleo e gorduras comestíveis, determinando se podem ser reutilizados ou devem ser descartados. Nos próximos dias serão coletadas amostras em restaurantes, pastelarias, lanchonetes e comércio ambulante. A ação terá finalidade apenas educativa.

De acordo com o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Saúde Pública (Sesap), Luiz Marono, a vistoria é uma iniciativa pouco comum, já que o uso de óleo para frituras não possui recomendações técnicas específicas, exceto para a temperatura, que não pode ser superior a 180º. “Devido à ausência de regulamentações específicas para o uso de óleo vegetal, esse trabalho poderá instruir normativas oficiais, o que é muito importante”, disse.

Segundo a chefe de Divisão de Vigilância Sanitária, Yara Lúcia Rousseng, o objetivo da medida é evitar que o consumo de alimentos à base de fritura se torne um risco à saúde. “Nas frituras, além do controle térmico, é preciso se assegurar de que o óleo ou gordura utilizados não venham a se constituir em uma fonte de contaminação química alimentar. Ainda que não haja critérios técnicos para o uso e reuso, temos de fazer nossa parte, avaliando as situações em que seja possível observar os limites dessa prática”, destacou.

As condições em que o óleo deve ser descartado são verificadas por meio de uma série de análises, que consideram a coloração e a acidez do produto como fatores determinantes. A chefe da Vigilância Sanitária recomenda a utilização de um termômetro de vidro ou eletrônico, para que a temperatura não ultrapasse o limite. “É prudente observar as características do óleo, dando preferência à fritura por períodos longos, ao invés de períodos intercalados. Caso os recipientes com óleos não estejam sendo usados, mas seja preciso mantê-los aquecidos, deve-se conservá-los tampados evitando o contato com o oxigênio”, alertou.

Um trabalho de fiscalização e orientação semelhante já havia ocorrido, em 2006, para o comércio de alimentos no sistema self-service, em Praia Grande. Na ocasião, foram verificadas, também em conjunto com Instituto Adolpho Lutz, as qualidades da água, saladas, alimentos cozidos, alimentos com molho e óleo.

A fiscalização terá duração de 10 semanas e tem como principal objetivo orientar comerciantes sobre os procedimentos seguros para proteger o consumidor.

Fonte: Prefeitura de Praia Grande

Esta notícia foi publicada em terça-feira, 2 de agosto de 2011 a 14:57 na categoria Notícias Praia Grande.

Deixe um Comentário



  • Moradores Ilustres


    Facebook
    Comentários
    fãs
    comentários
    60
  • Informações Úteis

    • Envie notícia
    • Sobre o Blog
  • Receba Notícias



  • Procure uma notícia:

  • Artigos Recentes

    • Massagistas em São Vicente e Praia Grande aumentam portfólio de Terapias Alternativas para fidelizar clientela
    • Música em Santos: Semana do Hip Hop 2014 terá novas atrações
    • Praia Grande: Primeiro ensaio geral para a Encenação da Paixão de Cristo acontece dia 22
    • Praia Grande: Estão abertas as inscrições para o Municipal de Futebol Menor
    • Carnaval de Praia Grande terá duas noites de desfile
    • Centro de Iniciação ao Esporte será construído em Praia Grande
    • Praia Grande festeja 47 anos de emancipação com extensa programação; confira
    • Fatec Praia Grande promove cursos de férias
    • Praia Grande está em rotas de passeio do Roda SP
    • Praia Grande recebe mostra Enigmas de Ilhabela: Histórias, Lendas e Naufrágios
  • Categorias

    • Concursos Praia Grande (2)
    • Cursos Praia Grande (30)
    • Empregos Praia Grande (57)
    • Eventos Praia Grande (89)
    • Exposição Praia Grande (4)
    • Notícias Praia Grande (463)
    • Serviços Praia Grande (32)
    • Shows Praia Grande (10)
    • Trânsito Praia Grande (10)
  • O seu Jornal Online


Copyright © Notícias da cidade Praia Grande
Termos do Serviço | Política de Privacidade